Os principais erros no Google Ads que você precisa evitar
Existem alguns erros no Google Ads que têm a incrível capacidade de jogar todos os seus esforços de marketing neste canal por água abaixo.
Pior ainda, eles acabam transformando a sua conta no Google Ads em uma verdadeira máquina de torrar dinheiro, e muitas vezes você nem percebe que isso está acontecendo.
É curioso que quando se fala em erros no Google Ads, antigo Google AdWords, as pessoas tendem a relacionar esses problemas a questões técnicas, configurações e tudo mais. Só que a coisa não para por aí.
Os principais erros no Google Ads têm como origem ou a falta de um planejamento estratégico anterior à criação do anúncio, ou então, na gestão das campanhas em si.
Sabemos muito bem que anunciar no Google, não apenas criar uma conta no Google Ads e criar um anúncio. O grande segredo, na verdade, reside no gerenciamento de campanhas no Google Ads, de forma profissional.
Para ajudar você a evitar os principais erros estratégicos no Google Ads, elaboramos uma lista dos que consideramos os mais críticos e também mais comuns, principalmente entre quem está iniciando nesta área, como por exemplo:
Com este roteiro, temos certeza que, com os devidos ajustes, seus anúncios terão um retorno muito melhor, nesta que é uma das principais ferramentas do marketing digital.
Principais erros no Google Ads e como evitá-los
Confira abaixo os principais erros em Google Ads e como evitá-los. Nossa sugestão é que você leia o artigo todo, e depois faça um planejamento de como adaptar a sua estrutura atual nesta ferramenta, para conseguir um resultado melhor para o seu investimento.
1 – Não ter um planejamento estratégico prévio
Eu não mencionaria este apenas como mais um dos erros mais comuns que os anunciantes no Google Ads cometem. Este é simplesmente o pior erro que alguém pode cometer ao anunciar no Google.
O sucesso em anúncios no Google tem como base o planejamento estratégico. Precisamos antes de tudo, analisar o contexto dessa dimensão do marketing digital, sua estrutura e ferramentas.
No caso específico do Google Ads, isso já começa pela própria estrutura de Campanhas, Grupos de Anúncios e Anúncios, como na imagem abaixo.
Se você não determinar com antecedência a função e estrutura de cada um destes níveis, suas campanhas dificilmente conseguirão bons resultados.
Um dos grandes erros no Google Ads é justamente esse, criar a conta e sair criando anúncios sem ter objetivos definidos, tags específicas implantadas no site ou um planejamento para monitorar resultados.
2 – Não realizar uma pesquisa de palavras-chave eficientes
As palavras-chave, são a essência do marketing de busca, seja no caso de SEO – Search Engine Optimization ou no caso dos links patrocinados, como o Google Ads ou Bing Ads. Um dos principais erros no Google Ads é não fazer esta pesquisa de forma técnica.
Em nossos treinamentos sempre dizemos que o marketing de busca é antes de tudo planejamento estratégico. Não basta apenas pegar um “bando” de palavras-chave e fazer anúncios que não estão alinhadas à tática adotada por uma campanha específica.
Hoje dia, temos ferramentas de pesquisas de palavras chave incríveis, como por exemplo:
- Planejador de palavras-chave do próprio Google Ads
- Ubersuggest
- SemRush
É necessário saber como utilizar e analisar os resultados dessas ferramentas para se chegar a um bom conjunto de palavras-chave. Entender a intenção de busca do consumidor, suas referências sobre o assunto, termos mais adequados e estrutura da expressão utilizadas, para criar campanhas no Google Ads de alta conversão.
3 – Não negativar palavras-chave
Em nosso Curso de Google Ads costumo dizer que não adianta fazer uma ótima seleção de palavras-chave para ativar o seu anúncio, se você não dedicar a mesma atenção às palavras a serem negativadas.
Não criar e aplicar uma boa lista de palavras-chave negativas, e promover ajustes periódicos, fará com que seu anúncio seja exibido em buscas que não tem nada a ver com o público-alvo que você deseja impactar.
Este é um dos maiores erros no Google Ads pelo bom e velho motivo de acabar gerando cliques, e gastos, sem que haja a menor chance de conversão efetiva. Dinheiro jogado fora.
4 – Criar anúncios direcionados para a Home Page
Um dos maiores erros no Google Ads é justamente criar um anúncio de um determinado produto ou serviço, e direcioná-lo para a Home Page do site, ao invés da página específica deste produto ou uma Landing Page específica para a campanha.
Em nosso Curso de Marketing Digital, quando discutimos a questão das Landing Pages, eu costumo dizer que hoje em dia, um site possui tantas home pages quanto o número de páginas que o site possui.
Por isso, ao criar um anúncio, você deve direcioná-lo a uma página de vendas específica e nunca para a Home, a não ser que você esteja fazendo uma campanha cujo objetivo seja o Branding.
Ao direcionar o anúncio para uma página de conversão específica, você além de aumentar a taxa de conversão, poderá aumentar o Índice de Qualidade do Google Ads, o que vai melhorar o posicionamento e precificação do seu anúncio.
5 – Não fazer ajustes nas Campanhas
Você há de concordar comigo, que seria muita presunção da sua parte, por mais pesquisas que tenha feito, acreditar que, logo na primeira versão da sua campanha, grupo ou anúncios, está tudo perfeito. Não concorda?
Por isso, classifico a falta de ajustes nos diversos níveis de campanhas, como um dos maiores erros em anúncios no Google Ads. Acredite, pela experiência que tenho acumulado ao longo de mais de 15 anos de atuação na área, esse é um erro mais que comum.
Principalmente no lançamento de uma nova Campanha, os ajustes devem ser praticamente diários, em elementos como:
- Palavras-chave negativadas, como dissemos no terceiro ponto deste artigo;
- Estratégia de lances adotada para o anúncio ou campanha;
- Frequência de exibição, no caso da rede de display;
- Copy dos anúncios e seus elementos, como extensões de anúncios;
- Ajustes nas páginas de destino dos anúncios;
- Valor do clique, quando este critério de cobrança for adotado.
A campanha pode até estar desempenhando bem, mas é preciso estar consciente que um anúncio é na verdade uma pedra preciosa da sua campanha de links patrocinados, que precisa estar sendo sempre lapidada.
6 – Não criar campanhas de Remarketing
Outro que qualifico como um dos principais erros no Google Ads é não criar campanhas de Remarketing na Rede de Display, para reforçar o impacto inicial, por exemplo, de uma campanha veiculada na Rede de Pesquisa do Google.
As campanhas de Remarketing, são uma forma de estender o relacionamento com o cliente em potencial, que visitou uma determinada página do seu site, ou executou alguma ação dentro da sua estratégia de marketing digital.
Estas campanhas apresentam uma taxa de conversão muito elevada, mas um dos erros no Google Ads que muita gente comete, é achar que você ganha pela insistência. Por isso, na configuração, limite o número de exibições do seu anúncio. Não seja um chato.
7 – Não ter as Tags do Google Ads ativas
O Google Ads possui basicamente duas tags de acompanhamento, a de Conversão e a de Remarketing. Não ter essas tags instaladas no site ou loja virtual é um dos erros no Google Ads que você simplesmente não pode se dar ao luxo de cometer.
Sem essas tags instaladas é como se você estivesse navegando as cegas, sem uma bússola em um oceano revolto. Sem a tag de Conversão, por exemplo, como medir o retorno do investimento em marketing digital feito neste canal.
Essa é uma questão que pode ser facilmente resolvida se você instalar o Google Tag Manager em seu site, por isso, não cometa mais um desses erros no Google Ads, alegando desconhecer o caminho a ser seguido.
Para muitas pessoas, anunciar no Google pode parecer complicado, mas com as técnicas certas, e sabendo como evitar os erros no Google Ads que podem comprometer o desempenho de suas campanhas, fica muito mais fácil.
O gerenciamento de campanhas no Google Ads é uma questão técnica e estratégica. Quando você domina estas técnicas, evitar os principais erros no Google Ads se torna muito mais fácil.
Para saber mais sobre este tema, sugerimos que você visite a nossa seção de artigos sobre Google Ads e assine a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing