Investimento em Marketing Digital

Já há algum tempo, o investimento em marketing digital tem sido uma decisão fundamental para o crescimento, tanto de pequenas e médias empresas, quanto de marcas já consagradas.

O investimento em marketing digital no Brasil vem crescendo a cada mês. Na medida em que as pequenas e médias empresas se dão conta que precisam sim, migrar para o mundo online, a busca por este canal de divulgação de produtos ou serviços se torna maior.

Embora esta seja uma necessidade que vem se impondo nos últimos tempos, o investimento em marketing digital é ainda algo que assusta alguns empresários, por desconhecerem as opções disponíveis e como levar este desafio à frente.

Em outras situações, a resistência fica por conta de experiências mal sucedidas no passado, onde o investimento em marketing online, feito através de uma agência ou por conta própria, não trouxe um bom retorno.

Seja qual for o seu caso, vamos mostrar neste artigo que o investimento em marketing digital para sua empresa pode dar resultados concretos em termos de atração de novos clientes, elevação de vendas e exposição da sua marca.

Para ajudar você a esclarecer as principais dúvidas sobre o investimento em marketing digital, dividimos este artigo em 7 tópicos que costumam ser os mais relevantes nessa área:

Você verá que a decisão sobre o investimento em marketing digital não tem nada de complicado, é apenas uma questão de saber, a forma como você deve conduzir este processo e também como você controla o retorno sobre o investimento.

1 – Por que as empresas devem investir em marketing digital?

Se essa é a sua dúvida, vou lhe ser muito sincero. Essa é a resposta mais fácil neste campo. Porque é uma questão de vida ou morte para o seu negócio. Não há como ignorar essa realidade nos dias de hoje.

É claro, que não vou cometer a leviandade de dizer que você deve considerar o investimento em marketing digital como única forma de divulgação da sua empresa, muito pelo contrário.

No marketing digital moderno, pregamos justamente a integração entre as duas vertentes, o marketing tradicional e o online.

Vivemos em um mundo conectado, e investir em marketing digital para empresas não é mais uma questão de opção, mas sim, uma exigência estratégica para aquelas que desejam se manter no mercado cada vez mais competitivo e fortemente ancorado  no ambiente online.

Investimento em marketing digital

2 – Quanto custa investir em marketing digital?

Determinar o quanto investir em marketing digital não é uma questão fácil, pois não existe um número que seja uma referência, para todos os setores.

O que eu posso dizer a você é que a questão na verdade não passa pelo valor, mas sim pelo retorno.

Muita gente avalia o investimento em marketing digital, de forma errada, pelo valor investido. O que você precisa avaliar é o retorno que este investimento está trazendo.

O marketing digital para pequenas empresas, até mesmo, pela natural escassez de recursos, principalmente em um momento de crise como o que passamos, precisa estar focado em resultados.

O investimento em marketing digital, ao contrário do que muita gente imagina, não precisa ser gigantesco para trazer resultados, ele precisa ser inteligente, isso sim.

Desde que você esteja trabalhando da forma certa, você pode começar com um investimento baixo e ir aumentando na medida em que os resultados aparecem.

Fica a pergunta: O que seria trabalhar da maneira certa? A resposta é muito simples:

  • Foque em seu público-alvo e não no marketing de massa;
  • Segmente as suas ações para quem realmente interessa;
  • Faça um acompanhamento minucioso do resultado de cada ação ou campanha.

Para conseguir isso, o primeiro passo é ter um bom plano de marketing digital, com objetivos bem definidos, e um planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo. Essa é uma etapa fundamental para o sucesso em marketing digital.

Não é por outro motivo que em nossos treinamentos sempre começamos por esta etapa, pois de nada adianta conhecer as técnicas e ferramentas de marketing digital, se elas não forem orientadas por um planejamento estratégico maior.

3 – Onde devo anunciar minha empresa na Internet?

Essa é uma outra dúvida muito comum, e é claro, questão fundamental para orientar o investimento em marketing digital.

Mais uma vez, não existe uma resposta única. Atualmente o marketing digital se espalha por diversas dimensões, como por exemplo:

  • SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca;
  • Links patrocinados, os anúncios no Google e outros buscadores;
  • Mídias sociais como Instagram, Facebook, YouTube e outras;
  • Marketing de conteúdo, ou Inbound Marketing como também é conhecido;
  • E-mail marketing segmentado.

A questão principal do investimento em marketing digital é saber como alocar os recursos neste cenário. Todas as estratégias de marketing digital funcionam, desde que estejam no lugar certo e na hora certa.

As estratégias digitais quando colocadas em se devido contexto, com um funil de vendas bem definido, produção de conteúdos relevantes e monitoramento adequado, podem trazer resultados muito superiores aos que você vem obtendo.

4 – Em quais canais digitais você deve investir?

De maneira geral, costumamos seguir a seguinte regra. Se o seu produto ou serviço atende a uma Necessidade, a melhor opção seria investir em marketing de busca, pois as pessoas estarão procurando uma solução para um determinado problema.

Se o que você oferece satisfaz a um Desejo, como no caso do setor de moda e acessórios, gastronomia, turismo, casa e decoração, entretenimento e outros, o foco do investimento em marketing digital deve ser nas redes sociais e mídias de display.

Em ambas as situações, a sua presença digital ira requerer investimentos em ações de marketing digital que envolvem produção de conteúdo, mídias pagas, e outras estratégias digitais que compõem o seu funil de vendas e são fundamentais para a divulgação do negócio.

É claro que esta é uma abordagem inicial, pois na verdade, o uso de uma determinada dimensão do marketing digital, não exclui necessariamente as outras. Por isso, cada caso deve ser analisado de forma personalizada.

É essencial que em campanhas de marketing digital bem sucedidas exista uma integração entre os diversos canais. Trabalhar com marketing digital é justamente buscar a melhor integração possível entre essas diversas ferramentas de divulgação online.

Investimento em marketing online

5 – Vale a pena investir em marketing digital?

Indiscutivelmente sim, já que estamos em um momento em que todos estão conectados, de uma forma ou de outra. E o melhor do investimento em marketing digital é que ele pode ser totalmente mensurado, seja qual for o seu tipo de negócio.

Se você vender serviços, é possível mensurar exatamente quantos pedidos recebeu em função das suas ações de marketing online. Se o seu negócio realiza vendas online, também é muito fácil identificar as vendas geradas pelas suas propagandas.

Resumindo. Tudo pode ser mensurado em termos de marketing online, podendo-se avaliar até mesmo os resultados em tempo real. Por isso o investimento em marketing digital vem crescendo tanto nos últimos anos. É fácil de ser avaliado.

6 – Quando fazer o investimento em marketing digital?

O investimento em marketing digital deve ser determinado logo no início do seu projeto, pois muitas das campanhas de mídias pagas exigem uma programação para que possam começar a dar resultados.

Se você não tem um cronograma de investimento em marketing digital no seu planejamento, pode acontecer que, na hora que tiver que fazer o investimento final, para começar a colher os frutos que você plantou lá atrás, não haja recursos disponíveis.

Por exemplo, já na criação do seu site, a questão do marketing digital deve ser levada em conta.

Seu site ou loja virtual precisa ter uma estrutura que “converse” diretamente com as principais ferramentas do marketing digital moderno como redes sociais e mecanismos de busca, como o Google.

Por isso, para evitar essa asfixia financeira no final da jornada, é importante planejar seus investimentos já no início, para não ser pego de surpresa mais a frente.

7 – Como investir em marketing digital?

O investimento em marketing digital segue dois caminhos diferentes. A primeira opção, que em uma primeira abordagem, pode parecer mais óbvia, é a contratação de uma agência de marketing digital.

O problema com esta solução está, em primeiro lugar, encontrar a agência que possa atender da melhor forma possível às demandas do seu investimento em marketing digital. Uma agência que apresente resultados reais, com relatórios e métricas de acompanhamento do retorno.

Esses relatórios é que fazer toda a diferença, é o que mostram se o seu marketing digital é um investimento ou um gasto.

O outro problema está no custo, pois uma agência cobra, além dos investimentos feitos na veiculação de anúncios e o próprio planejamento estratégico e gestão, uma taxa de serviço que fica em torno de 20% do valor investido em anúncios.

Outro caminho, que tem sido a solução de marketing digital para diversas pequenas empresas, é fazer seu próprio marketing online, desde que se tenha pessoal qualificado para isso.

É uma opção bastante inteligente, afinal de contas, como eu sempre costumo dizer, ninguém conhece mais a sua empresa do que você e seus colaboradores, por isso, a melhor agência de marketing digital está na sua própria empresa.

Para a capacitação do seu pessoal, a Academia do Marketing oferece diversos cursos nesta área. O ideal, para quem está começando, é o Curso de Marketing Digital.

Neste treinamento o participante aprende o passo a passo para estruturar um plano de marketing digital profissional e conhece as principais estratégias e ferramentas do marketing online.

Se você tiver alguma outra dúvida sobre o investimento em marketing digital, pedimos que deixe um comentário abaixo, e nossa equipe terá prazer em responder.

Para se manter em dia com esta e outras informações sobre o investimento em marketing digital, e assuntos relevantes sobre o marketing online, convidamos você a assinar a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 7 de agosto de 2023Categories: Artigos Sobre Marketing Digital

5 Comments

  1. Aria Diego 21 de dezembro de 2020 at 14:54 - Reply

    O investimento em marketing digital precisa ser consciente. Se a agência ou consultor não pode demonstrar resultados, não vale a pena contratar.

  2. José 5 de outubro de 2020 at 11:15 - Reply

    Acho que o problema do investimento em marketing digital está na falta de demonstrativos que comprovem o retorno do investimento. É isso que me deixa bastante preocupado na hora de entrar nessa área.

    • Academia do Marketing 22 de outubro de 2020 at 08:51 - Reply

      Olá José

      Sua preocupação faz sentido e deve ser colocada como prioridade na hora de contratar uma agência ou profissional autônomo para fazer a divulgação do seu negócio. O retorno do investimento em marketing digital precisa ser comprovado, caso contrário, como mencionado no artigo, é só gasto mesmo.

      Um grande abraço e sucesso!

  3. Sayure D. Santos 3 de outubro de 2020 at 18:09 - Reply

    Muito boas as suas considerações sobre a questão do investimento em marketing digital. Pena que tanta gente ainda considere isso um “gasto”.

    • Alberto Valle 3 de outubro de 2020 at 22:13 - Reply

      Olá Sayure

      Muito obrigado pelo feedback. Infelizmente, ainda existem empresários que consideram o investimento em marketing digital um, como você disse, “gasto”. Mas como eu disse no artigo, investir em marketing digital sem retorno é gasto mesmo. O que eu sempre digo em meus artigos é que, sem uma análise do retorno do valor investido, é gasto mesmo.

      Um grande abraço!

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