Saiba qual a diferença entre Métrica e KPI

Você sabe qual a diferença entre métrica e KPI? Quando trabalhamos com marketing digital, é sempre necessário ter referências para a avaliação de nossas ações e para isso são necessários indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar numericamente o resultado de uma determinada ação.

Esse trabalho de avaliação de desempenho e resultados é feito através da interpretação das Métricas e KPIs – Key Performance Indicators apurados em nossas ações digitais.

Quando trabalhamos com o comércio eletrônico, por exemplo, saber qual a diferença entre Métrica e KPI é fundamental, pois como os dois indicadores estão intimamente ligados, é preciso entender a estrutura de cada um para que não façamos uma avaliação errada de um determinado procedimento na loja virtual ou em campanhas de marketing voltadas para a loja.

A diferença básica entre métrica e KPI

Vejamos então começar a explicar qual a diferença entre Métrica e KPI, definindo cada um dos indicadores, para que a partir do conceito, você possa determinar sua aplicação nas diversas situações.

1 – O que é Métrica

No marketing digital chamamos de Métrica o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em nosso site, blog ou loja virtual.

Uma métrica é a forma bruta de um indicador, e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão, ou seja a conclusão do objetivo traçado para uma determinada campanha.

Vejamos alguns exemplos de Métricas comuns do marketing digital:

  • Visitas do Site
  • Visitantes Únicos
  • Taxa de Rejeição

Em nossos cursos, costumo definir Métrica como a linguagem do analista de marketing digital, pois é extremamente técnica e na maioria das vezes seu conceito só é compreendido por profissionais da área.

2 – O que é KPI

O KPI é um indicador criado a partir das métricas que tenta explicar matematicamente o atingimento de um determinado objetivo traçado para o visitante no site, como a geração de Leads ou Conversões Diretas.

Por isso, os KPIs estão sempre associados a uma determinada Meta de Conversão, ou seja eles são voltados para a mensuração do sucesso ao não de uma determinada ação de marketing digital.

Exemplos de KPIs clássicos usados no marketing digital e no e-commerce:

  • Taxa de Conversão de Vendas
  • Tempo de Permanência no Site
  • Número de Assinaturas de Boletins Informativos

O KPI – Key Performance Indicator, é um indicador gerencial, ou seja é aquele parâmetro que devemos informar em nossos relatórios, para mostrar a nossos clientes os resultados obtidos pelas ações de marketing online.

Qual a diferença entre Métrica e KPI?

Confrontando a diferença entre métrica e KPI

Agora que você já sabe qual a diferença entre métrica e KPI, do ponto de vista conceitual, vamos então ver como contextualizar estes dois indicadores em nossas análises.

Enquanto as Métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem o desempenho do negócio em si. Métricas são informações e KPIs são resultados.

As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo.

Quando estamos elaborando um plano de marketing digital, um dos principais itens a serem definidos na etapa de monitoramento são justamente as métricas e KPIs que serão usados na campanha.

São eles que irão nos ajudar a avaliar o resultado de cada ação, assim como o resultado final da campanha. A partir destas análises, podemos avaliar o desempenho de cada um dos canais de marketing utilizados.

Diferenças entre métricas e KPI - Qual a diferença entre métrica e KPI

A importância da compreensão da estrutura das Métricas e KPIs

É comum escutar as pessoas se referindo a determinadas métricas no Google Analytics como sendo KPIs e vice-versa, que as vezes acaba em uma grande confusão.

Pode até ser um erro de expressão, mas se isso se estender à análise, ai sim a coisa fica complicada, pois estamos falando de abordagens diferentes.

É importante saber qual a diferença entre métrica e KPI  justamente para ter uma visão do que está acontecendo tanto no site como no negócio em si.

Essa questão técnica é tão importante que em nosso curso de marketing digital, dedicamos uma módulo inteiro à discussão das métricas e KPIs, para que o conceito fique bem claro.

Quando em meu artigo sobre Indicadores de Desempenho no E-commerce, me refiro a KPIs, você pode notar que estou falando de objetivos a serem atingidos pelo site de comércio eletrônico.

Repare que para cada KPI analisado ou sugerido, sempre existe uma meta de conversão associada a ele, como expliquei anteriormente neste artigo.

Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois a má interpretação desses indicadores pode levar a conclusões erradas e com isso ao comprometimento de toda a operação.

Independentemente da área em que realizamos ações de marketing digital, como comércio eletrônico, sites institucionais, blogs e mídias sociais, entender a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise e gestão do projeto. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

By Published On: 8 de abril de 2020Categories: Artigos Sobre Marketing DigitalTags: ,

9 Comments

  1. Tania 10 de novembro de 2021 at 11:54 - Reply

    Olá tudo bem?
    O Google Ads, é uma métrica também?

    • Academia do Marketing 14 de novembro de 2021 at 23:34 - Reply

      Olá Tania

      O Google Ads oferece tanto métricas quanto KPIs, depende do relatório que você está analisando.

      Um grande abraço e sucesso!

  2. Camila 10 de julho de 2020 at 12:26 - Reply

    Excelente conteúdo sobre as diferenças entre métricas e KPIs! Muito bem escrito. Gratidão!

  3. Josiane Hatta 3 de março de 2020 at 22:24 - Reply

    Seu artigo mostrando as diferenças entre métricas e KPIs está muito didático, objetivo e prático.

    Muito obrigada!

  4. Alexandre Gameiro 16 de julho de 2016 at 09:39 - Reply

    Alberto,

    gostei muito do jeito didático que você encontrou para explicar a diferença entre métricas e KPIs. Mais claro, impossível.

    Inclusive, me parece que a frase “métricas são informações e KPIs são resultados”, que você usou no texto, resume bem a essência de como encarar a questão.

    É isso mesmo?

    Tenho estudado muito essa questão ultimamente e aos poucos vou entendendo como aplicá-la melhor em meus projetos. E posts como o seu tem contribuído bastante.

    Parabéns pelo texto e obrigado por compartilhar conosco.

    Grande abraço,

    Alexandre

  5. Nickolas 9 de dezembro de 2015 at 07:05 - Reply

    ola, Alberto Valle estou escrevendo um artigo sobre marketing digital, o senhor possui algum artigo na area?

    • Academia do Marketing 12 de dezembro de 2015 at 12:38 - Reply

      Olá Nikolas

      Possuo sim, inclusive a maioria dos artigos publicados aqui no blog da Academia do Marketing são de minha autoria.

      Um grande abraço

      Alberto Valle

  6. Marcelo Azeredo 10 de novembro de 2015 at 15:51 - Reply

    Obrigado por compartilhar!
    Mas ‘taxa de rejeição’ não seria já um indicador de performance, visto que ele não apenas quantifica, mas também qualifica?

    • Alberto Valle 15 de novembro de 2015 at 09:13 - Reply

      Olá Marcelo

      A taxa de rejeição pode ser encarada também dessa forma. Tudo depende do objetivo de quem está analisando este indicador.

      Muito obrigado pela sua observação e muito sucesso!

      Alberto Valle

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