Marketing digital em tempos de Coronavírus – O que fazer?
Trabalhar com marketing digital em tempos de Coronavírus tem sido um desafio para muitas empresas e profissionais da área, afinam de contas, é uma situação inusitada, que eu só tinha visto mesmo na Netflix.
Do ponto de vista operacional, não há problema algum, pois como é tudo online, o fato de não sair à rua não atrapalha em nada.
O grande problema está na cabeça de muitos empresários que acreditam que pelo fato das vendas estarem despencando, e em alguns casos mais extremos, seu estabelecimento está fechado, acham que não precisam investir em marketing digital nesta época.
Em primeiro lugar, se as vendas estão baixas, esta é a hora de você investir em marketing, justamente para tentar minimizar os impactos da crise. Portanto, não toque no botão Desligar do seu marketing digital.
Se você estiver no extremo da situação, ou seja, seu negócio está fechado, também não é hora de deixar seu marketing de lado.
Se você ficou sempre procrastinando em relação ao seu marketing digital, alegando que não tinha tempo, agora você tem todo o tempo do mundo.
- O que fazer durante este período?
- Como lidar com seu marketing digital em tempos de Coronavírus
- 1 – Faça uma análise do seu planejamento estratégico de marketing online
- 2 – Reveja seu mix de canais
- 3 – Atualize sua estratégia de SEO
- 4 – Cuide do seu marketing de conteúdo
- 5 – Avalie as suas Landing Pages
- 6 – Reveja e atualize sua ficha no Google Meu Negócio
- 7 – Atualize a estrutura das suas redes sociais
- 8 – Busque capacitação
O que fazer durante este período?
Diante de um cenário como este, você tem duas opções. A primeira e sentar e começar a chorar como um bezerro desmamado, o que não vai adiantar de nada, e muito pelo contrário, vai fazer com que você perca um tempo precioso.
A segunda opção é implementar ações de marketing estrutural para preparar o seu negócio para o momento em que toda essa confusão acabar, porque essa hora vai chegar, e se você estiver melhor estruturado em termos de marketing, a recuperação será mais rápida.
Vejamos então o que você pode fazer em relação ao seu marketing digital em tempos de Coronavírus e quarentena.
Como lidar com seu marketing digital em tempos de Coronavírus
Vou mostrar abaixo, algumas medidas que você pode tomar para melhorar o seu marketing digital em tempos de Coronavírus, que certamente farão a diferença quando esta loucura toda acabar.
1 – Faça uma análise do seu planejamento estratégico de marketing online
Eu sempre digo que não existe nada que esteja tão bom que não possa ser melhorado. Se você acha que atingiu o nível de excelência máxima, me desculpe, mas não será o Coronavírus que vai acabar com o seu negócio, será a sua arrogância.
Comece pela base ne reveja o seu plano de marketing digital inicial, para tentar identificar em que você pode melhorar a sua estratégia, se houve alguma modificação no cenário original e o que pode ser ajustado à nova realidade.
2 – Reveja seu mix de canais
Outra boa ideia para fazer, não só durante este período de avaliação de marketing digital em tempos de Coronavírus, como fazer sempre, é avaliar o retorno dos seus canais de marketing, como redes sociais, marketing de busca, e-mail marketing e outros.
Pegue os seus relatórios de conversão de metas do Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads e todos os outros Ads que você utiliza em suas campanhas e faça uma avaliação do retorno de cada um deles, para verificar seu desempenho.
3 – Atualize sua estratégia de SEO
Sabemos que o trabalho de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, surte efeito a médio e longo prazo, e é interessante que você utilize este tempo de marcha lenta nos negócios, para fazer uma reotimização do seu site ou loja virtual.
Revisar, atualizar e republicar os posts do blog associado ao seu site, por exemplo, é uma boa ideia para a sua estratégia de marketing digital no período de quarentena do Coronavírus. Outra boa ideia em termos de SEO é trabalhar o seu link building para aumentar a Autoridade do seu site.
4 – Cuide do seu marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, ou Inbound Marketing é uma das estratégias mais interessantes e baratas para a geração de tráfego para o seu site, por isso, se você ainda não incorporou esta arma ao seu arsenal, é um bom momento para começar.
Se o seu site ainda não tem um blog associado a ele, crie durante este período e desenvolva conteúdo relevante para que ele possa gerar tráfego, leads e conversões.
Se você não gosta muito de escrever, sem problema, contrate um redator freelancer em sites especializados como o Marketing Job.
5 – Avalie as suas Landing Pages
As Landing Pages são elementos fundamentais da estrutura do seu site, seja para a geração de Leads ou para conversão final, por isso, faça uma revisão tanto de desempenho como também da estrutura em si.
Avalie o desempenho de cada uma das suas Landing Pages, principalmente no que diz respeito à argumentação, o Copy da página, para ver se ela está realmente consistente e vigorosa. Uma boa dica nessa área é ler o livro Copywriting do Paulo Maccedo.
6 – Reveja e atualize sua ficha no Google Meu Negócio
Se você tem um negócio físico, mesmo que no momento esteja fechado em função da quarentena imposta em função do Coronavírus, aproveite este momento de inatividade para fazer uma boa atualização da sua ficha no Google Meu Negócio.
Tudo bem que agora não tem ninguém na rua mesmo, mas você já pensou quando esse pessoal que está com o “chope atrasado” resolver sair às ruas para voltar a consumir? Se antecipe de revitalize o Google Meu Negócio da sua empresa.
7 – Atualize a estrutura das suas redes sociais
Outra boa providência em termos de marketing digital durante a quarentena e crise causada pelo COVID-19 é fazer uma boa revisão dos seus perfis nas redes sociais, atualizando formatos e informações, para torná-los mais atraentes.
O Facebook já está liberando a sua nova interface gráfica para alguns usuários, e a tendência é acelerar isso nas próximas semanas. É hora então de rever elementos gráficos e informações sobre a sua empresa para se adaptar a estas mudanças.
8 – Busque capacitação
O marketing digital é uma área extremamente dinâmica e a todo momento estamos vendo novidades, como a do Facebook, a qual acabei de me referir. Estar atualizado e conhecer as principais técnicas e ferramentas deste mercado é fundamental.
Por isso, aproveite este tempo que você está tendo agora, para se capacitar, realizando cursos de especialização online. Aqui na Academia do Marketing, em nossa página de cursos de marketing digital online, oferecemos uma vasta gama de treinamentos neste formato.
Sei que a situação está bastante complicada, mas se você não se mantiver ativo e se preparar para a volta à normalidade, vai ser bem pior. Por isso, tenha ânimo e coloque estas recomendações em prática. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.